Em 25 de Março de 2018, na cidade de Itajubá-MG, nascia a To Bee, a colmeia do conhecimento. E neste 3º mês do ano em que celebramos 5 anos da fundação, celebramos também muitas vitórias. Por isso, preparamos uma matéria especial com curiosidades, histórias engraçadas e desafios vencidos. Certamente você irá se apaixonar ainda mais por esta colmeia.
Curiosidade 1: A origem
Nas palavras do fundador, Danilo Santana, “A To Bee foi a saída que eu encontrei para realmente resolver o trauma das pessoas com o aprendizado de idiomas.”
Danilo trabalhou muitos anos com Recursos Humanos, onde era um dos responsáveis pela contratação de escolas de idiomas para os funcionários. Após ser cliente das principais metodologias de ensino de idiomas do Brasil, e vendo que os resultados obtidos não eram suficientes para as empresas, ele decidiu criar sua própria metodologia, focada em conversação, com flexibilidade de horários e professores, e que obtivesse resultados efetivos de forma mais rápida. Foi assim que surgiu a To Bee Idiomas.
“Eu precisava aprender Espanhol rapidamente naquela época. E eu detestava a ideia de ter que entrar em uma sala de aula, comprar livrinhos, e gastar anos da minha vida para aprender. Eu não tinha nem tempo, nem paciência pra isso. Por isso decidi me mudar para a Espanha e aprender lá, conversando. E, foi um estalo em minha mente: Por que não criar minha própria escola com as facilidades que eu preciso? Assim decidi criar, ainda morando na Europa, os primeiros esboços da To Bee.”
Curiosidade 2: O fundador
Originário de São José dos Campos – SP, Danilo é filho de José Vitor, pedreiro e encanador industrial, e Maria José, dona de casa e costureira. De família humilde mas batalhadora, aprendeu que o esforço, a perseverança e a dedicação geram frutos para toda a vida.
“Sou fruto da escola pública. E, advinha? Uma das matérias que eu mais detestava era o Inglês.”
Sem base suficiente na escola pública para aprender o idioma, seu pai e irmão decidiram se juntar para pagar as mensalidades de um curso particular de Inglês para Danilo.
“Meus pais sempre fizeram de tudo para que eu pudesse estudar. Era a única forma, na visão deles, de melhorarmos de vida. Meu pai teve que vender o fusca que tinha na época para pagar um cursinho de Inglês que eu estava fazendo, e já estávamos com 6 meses de mensalidades atrasadas. Mas ele me disse: ‘Não pare! Eu me viro pra pagar’. Ele não só pagou, como me deu a base para acreditar que aquilo iria mudar nossas vidas. E mudou.”
Nosso fundador se dedicou aos estudos, e hoje trabalha com sua colmeia para levar a excelência no ensino para centenas de pessoas.
Danilo é formado em Administração de empresas e mestre na mesma área com foco em competências pela Universidade Federal de Itajubá. Possui especialização em Gestão de Projetos pela IIL International, Pós Graduação em Direito do Trabalho, e é Black Belt. Atuou em empresas do setor público e privado, e atualmente é professor e consultor na To Bee, além de ter lecionado na UNIFEI. Possui experiências em diversos países, como Espanha, África do Sul, México e outros. Já atuou em empresas do setor público, como a Universidade Federal de Itajubá, em cargos administrativos e de ensino, e no setor privado, tais como Helibras, atual Airbus Helicopters, e Honeywell. É sócio-proprietário do Grupo To Bee.
Curiosidade 3: O nome
A primeira curiosidade sobre a To Bee está relacionada ao nome.
“Um dos temas mais estudados em escolas públicas sobre a língua inglesa é o Verbo To Be. E, mesmo que os alunos não o tenham aprendido, talvez seja uma das únicas palavras que mais estejam fixadas na mente de milhares de pessoas pelo Brasil. Como é algo que ficou gravado na mente das pessoas, foi um ótimo nome para a escola. Mas não somente, precisava ser criativo.”, diz Danilo sobre a origem do nome da escola.
O acréscimo da palavra BEE, que quer dizer abelha, na língua inglesa, faz referência a forma de trabalho e a estrutura organizacional complexa, mas perfeita, em uma colmeia. As abelhas possuem um modo de vida peculiar e é uma das organizações mais eficientes dentro do reino animal. As abelhas têm funções específicas em cada colmeia. Existem as que defendem, as que buscam água, as que buscam pólen, as que investigam o ambiente, as que cuidam dos recém nascidos, as que cuidam da rainha, etc. Um mundo em constante mudança exige das abelhas uma grande capacidade de assimilação de conhecimento, das espécies, formas e cores das flores. Pesquisas mostram que elas são capazes de aprender até 16 padrões complexos de formas e cores pela velocidade com que se movimentam pelo jardim.
Essas e muitas outras características trazem ensinamentos valiosos para o mundo corporativo e, por isso, foi usada para gerar nos alunos, professores, funcionários e parceiros a ideia de colaboração e engajamento.
Curiosidade 4: O início
A To Bee deu início em suas atividades com um foco específico no mundo coporativo. Seu primeiro nome foi “To Bee – Be a Business English Expert”, demonstrando o objetivo claro de ensinar profissionais já inseridos no mercado de trabalho a falarem Inglês de forma efetiva.
No entanto, outros serviços também eram fornecidos: Capacitação empresarial, Cursos de aperfeiçoamento, Cursos online, Coaching entre outros.
Com o passar dos anos, o foco em idiomas se tornou necessário para o crescimento da empresa. Os demais temas foram migrados para outras empresas do grupo, que iria se formar anos mais tarde.
Curiosidade 5: A metodologia
A última curiosidade sobre a To Bee está relacionada à metodologia.
Aulas onde você abre o livro, escuta um áudio, estuda a gramática, faz os exercícios e vai pra casa são muito comuns. Além de muita repetição. O problema é que os clientes sempre reclamam muito desta forma como o idioma é apresentado. E os resultados demoram anos para serem obtidos, isso se o forem. E não é só isso. Aulas sempre com horários fixos, onde você fica preso na formação de turmas, amarrado na evolução dos outros alunos, provas envolvendo gramática, a falta de oportunidades para praticar a conversa, preços altos, e muitas outras reclamações são recorrentes. Mas, será que não há nenhuma outra forma de aprender um idioma? Este foi o questionamento de fundador da To Bee idiomas. E ele foi a outros lugares descobrir.
Danilo nos conta como foi conhecer as medologias de ensino em outros países. “Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nas vezes que fui estudar no exterior foi a forma como ensinavam. Não havia livros, as aulas eram só com conversa e os professores eram sempre muito simpáticos. Bem diferente do Brasil, muitas vezes. E eu me questionei o por quê.”
“Minha inspiração maior era resolver todas as reclamações que as pessoas tinham mas que ninguém conseguia resolver.” Assim, surgiu a Árvore da Fluência. Uma metodologia com aulas 100% conversação, Flexibilidade de horários e professores, interatividade, com uma plataforma exclusiva completa.
A analogia com o crescimento da árvore serviu para ilustrar perfeitamente como a evolução acontece.