No Dia 08 de Junho aconteceu a Live no Instagram @tobee_idiomas em comemoração ao mês de Junho, onde é celebrado o dia do Profissional de Recursos Humanos. O tema da Live foi “Tem dúvidas sobre currículo?”, conduzida por Danilo Moreira.
Para conferir na íntegra, clique aqui
E para assistir ao resumo dos melhores momentos, acesse aqui ou assista abaixo:
Veja abaixo um resumo das principais dicas dadas durante o bate papo com os participantes.
1 – Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos
Imagine a seguinte situação, baseada em fatos reais: “Um recrutador foi requisitado para conduzir um processo seletivo em 2 dias para o preenchimento de uma vaga. Ele busca rapidamente os perfis existentes em seu banco de dados, já que não terá tempo hábil para divulgar a posição e receber outros CVs. Dentre as várias possibilidades, ele encontra o seu currículo. É o candidato ideal para uma entrevista. Quando o recrutador observa o campo de contatos, há um número de celular e um e-mail. O primeiro sempre dá caixa postal, e o segundo retorna como e-mail inexistente. Ele desiste deste perfil e parte para outras opções.”
Para que os recrutadores consigam falar com você de uma forma rápida, mantenha sempre os números de telefones e e-mail atualizados e escritos corretamente. Coloque somente os contatos que você utiliza com frequência.
Outro ponto importante, não coloque um endereço de e-mail pessoal, tais como htinha11@ ou morenasso22@. Coloque um contato profissional. Além disso, tenha somente as informações relevantes (Nome completo, Endereço, contatos), e nunca número de documentos pessoais, como RG e CPF, por exemplo. Eles serão requisitados no momento da contratação.
2 – Seu objetivo profissional deve estar alinhado com suas experiências e com a vaga em questão
Sem dúvida esse é um do campos mais importantes para a triagem do recrutador. Ele fornece informações cruciais para entender se as expectativas do candidato estão alinhadas com a vaga. Aliás, este é um dos poucos campos em CVs online em que é possível redigir um pequeno texto com suas próprias palavras. Segundo Rafael Souto, presidente da consultoria Produtive, essa análise inicial não costuma demorar mais do que 30 segundos. “É o suficiente para ele montar a imagem da pessoa, e decidir se vale a pena continuar a leitura”, diz. Por isso seja objetivo e escreva o cargo pretendido ou área de forma clara e consistente. Da mesma forma, não adianta escrever diversas áreas em seu objetivo se sua experiências anterior for de 15 anos em uma área diferente desta, por exemplo. Ou seja, se você trabalhou por 15 anos em logística, não será de grande ajuda em uma vaga de especialista em custos. Ademais, evite frases como “Agregar conhecimento, desenvolver habilidades e contribuir para o crescimento da empresa”. Elas não dizem muito. Seja preciso e foque, sempre que possível, nas informações disponíveis da vaga em questão, por exemplo: “Analista de Marketing Digital”, “Supervisor de Logística”.
3 – Perseguir a Formação ao longo dos anos de acordo com seus objetivos
Toda sua vida acadêmica e aprendizado organizacional, seja ele de curta, média ou longa duração, devem ser descritos contendo duração, data de realização ou conclusão, carga horária quando pertinente e instituição. Consideram-se cursos de longa duração aqueles com mais de 3 anos de duração, como a formação escolar, graduação, doutorado, etc. Média duração são de 6 meses a 2 anos, como Pós, MBA, Mestrado e cursos técnicos. Por fim, cursos de curta duração de 40 horas até 6 meses; são programas de formação empresarial, certificações, cursos de capacitação, etc. Não é recomendável acrescentar cursos com menos de 40 horas de duração, a menos que você não possua muitas informações para seu CV ou que haja um curso que seja um requisito específico para a vaga. Coloque sempre os mais recentes primeiro. Nunca coloque Ensino Médio e anteriores caso você já possua uma formação superior ou técnica. Ou seja, se você possui um diploma universitário, não mencione o ensino médio, por exemplo. Não perca o foco em sua carreira de seus objetivos, de forma que você esteja preparado para quando as oportunidades surgirem. Não será de grande ajuda um curso superior de Engenharia para quem deseja ser Médico.
4 – Coloque sua experiência profissional de forma clara, objetiva e eficaz
Um dos mandamentos mais importantes. Este é um dos quesitos de importância crescente à medida que você adquire crescimento profissional. Em outras palavras, quanto mais alto o cargo, mais importante a experiência se torna.
Os recrutadores precisam entender sua evolução profissional imediatamente, afinal não leva-se mais do que 30 segundos na primeira análise. Desta forma, organize a descrição das suas atividades e responsabilidades com tópicos e frases curtas, sempre inicie com uma ação ou com palavras chaves como “responsável por”. Inicie sempre pela experiência mais recente e tenha foco nos resultados alcançados, projetos concluídos e metas atingidas. Por exemplo: “Responsável pela gestão de vendas para carteira de 20 clientes”; “Revisão das políticas internas”; “Elaboração de relatórios gerenciais”.
Tenha cuidado com as referências que irá fornecer. Tenha a certeza de que elas irão lhe apoiar em futuras oportunidades e falarão a verdade.
Por fim, valorize-se! Este não é o momento de você falar do que deu errado, mas de seus êxitos!
5 – Pesquise os requisitos da vaga que deseja e use as palavras-chave em seu currículo
Uma das técnicas usadas pelos recrutadores frente ao recebimento de dezenas, centenas e até milhares de currículos se chama filtro. Seja ele executado por um assistente, estagiário ou programa de computador, a ideia principal é a mesma: a busca por palavras-chave! É humanamente impossível analisar profundamente todos os CV´s recebidos. Então, com raras exceções, as palavras-chave são um método rápido de filtrar os candidatos que realmente serão de interesse para a empresa. Esses filtros são feitos com base nos requisitos da vaga. Por exemplo, para uma vaga em uma multinacional americana, certamente o “Inglês avançado ou fluente” será um requisito para a maiorias das posições em aberto. Para uma vaga na área comercial, palavras como negociação, gestão de carteira, atendimento ao cliente, serão requisitos para filtrar os candidatos. Outro tipo de filtro está relacionado com questões gerais, como indicações internas, indicações de headhunters, ou selecionar somente currículos atualizados nos últimos 6 meses ou 1 ano por exemplo. Por isso é importante atualizar constantemente seu perfil, principalmente nos sites Vagas.com e LinkedIn, seja para adicionar um novo curso, a conclusão de uma pós ou um novo emprego.
6 – Não mentir
É, eu sei. Você já ouviu esta regra mil vezes. Mas você pode pensar assim: “Vou colocar este requisito para que eu possa ir para a entrevista e lá eles me conhecerão. O importante é conseguir a oportunidade de ser entrevistado.” Isso é um engano. Se o recrutador perceber no momento da entrevista que você mentiu, você será automaticamente desclassificado, mesmo que seja um bom candidato.
O ponto mais comum em que isso ocorre é com relação ao idioma. Escrever no currículo que você possui Inglês fluente, se realmente seu nível é intermediário, por exemplo, é fatal. Se você mentir no currículo, provavelmente você terá grandes problemas na entrevista e será desmascarado. O mesmo vale para conhecimentos que você diz possuir mas que na realidade não domina ou nunca teve contato. Neste caso, na hora de descrever sua experiência prática para a entrevista com o gestor contratante, você não será capaz de comprovar o domínio, e então será eliminado. Seja verdadeiro consigo mesmo e com os outros. É preferível contratar alguém e prepará-lo internamente do que contratar alguém que fala muito mas faz pouco e mais ainda, não é de confiança.
7 – Coloque todas as datas e referências o mais preciso possível tanto para formação quanto para experiência profissional
Represente suas experiências profissionais de forma detalhada. Mencione o Mês/Ano de permanência em cada empresa citada no currículo e em sua formação escolar e acadêmica.
Alguns cuidados que você deve tomar neste tema. Um dos requisitos analisados pelos recrutadores é se você muda muito de emprego. Obviamente, existem casos e casos, mas em geral, isso não é bem visto pelas empresas. Conhecer a estabilidade do candidato é de extrema relevância e omitir esse dado pode ser interpretado de forma negativa. Caso você tenha tido muitas experiências em empresas diversas, mas de curto período de duração, esteja preparado para dar boas justificativas na entrevista.
Além disso, coloque os contatos de referência profissional, com nome completo, função e telefone. Pode ser seu chefe, alguém com relação direta de trabalho contigo, um parceiro de trabalho, enfim. O importante neste ponto é que, caso você tenha tido desavenças em algum de seus empregos anteriores, isso deve ser mencionado no momento da entrevista, já que, normalmente, as referências somente serão contatadas após este momento, e não durante a análise do CV.
8 – Descreva somente atividades extras que agreguem valor para a vaga a qual está se candidatando
É muito bem visto pelos recrutadores, mas, principalmente, pelos gestores contratantes, uma pessoa ativa em sua vida pessoal e profissional. Assim, você pode acrescentar brevemente atividades que realiza. Por exemplo, você pode citar projetos sociais que participa, esportes, atividades musicais, teatrais, ONGs, etc.
Entretanto, lembre-se de focar naquelas que agregam algum tipo de habilidade para a função que pleiteia. Por exemplo, se você se candidata para uma função em que conceitos de gestão de projetos são um diferencial, e você participa de um projeto extra-curricular em sua Universidade, como Diretórios Acadêmicos, Grupos Estudantis, StartUps, etc, em que estes conceitos são aplicados, é interessante que você os mencione.
Este mandamento é especial para quem busca um estágio ou seu primeiro emprego e, por isso, não possuem ou muito poucas, experiências laborais anteriores.
Uma dica: É extremamente desnecessário colocar foto no currículo. Apenas coloque caso a empresa solicite. Foto é quase exclusiva para cargos de secretária ou recepcionista.
9 – Crie um documento em uma única folha frente e verso
Seja conciso e objetivo. Foque seu CV nas competências requisitadas para a vaga a qual irá pleitear. Isso é válido tanto para quem possui pouca ou nenhuma experiência quanto para profissionais de grande visibilidade.
Segundo alguns especialistas, o recrutador gasta em média 30 segundos na leitura do currículo, ou seja, em menos de 1 minuto ele quer ler todo o seu potencial e o que você pode agregar para a organização.
Para candidatos sem experiência profissional, uma página é suficiente. Neste caso, foque em atividades extra curriculares que agreguem valor.
No caso de profissionais mais experientes e já consolidados, o limite pode ser de 3 páginas, mas foque nas experiências mais recentes, pois na maioria das vezes elas já englobam as experiências anteriores. Por exemplo, você pode ser um diretor de recursos humanos atualmente e se candidatar para uma posição em outra empresa. Não será necessário pontuar que você já foi assistente de folha de pagamento no início de sua carreira pois, certamente as atividades operacionais desta época não estarão contidas na posição ao qual se aplica.
10 – Revise todo o conteúdo de seu currículo e peça que outros capacitados também o façam
Currículos com erros de português, até os mais simples, podem ser uma justificativa para descartá-lo. Problemas com escrita diminuem a credibilidade das informações apresentadas e para vagas onde é requisitado boa comunicação e escrita, já serão fatalmente eliminados. Não basta passar o corretor ortográfico, é preciso revisar atentamente o que estiver escrito no currículo. Uma boa prática é submetê-lo a análise de especialistas da área ou ao menos alguém que possuem boa formação para o revisarem e avaliarem. Estas pessoas terão uma visão crítica mais apurada e poderão lhe auxiliar na confecção de um CV objetivo, claro e compreensível. Para CV´s entregues em papel, tenha um fator diferencial. Imprima em papel cochê ou similar, de cor levemente acentuada (como um verde, azul, amarelo ou rosa bem claro). Isso pode parecer inútil, mas, em empresas onde estes documentos são recebidos em papel, há pilhas e mais pilhas de currículos para serem analisados e, caso haja um diferente, ele chamará a atenção pela cor ou textura no momento da análise, e assim suas chances aumentarão de que ao menos ele seja visto. Lembre-se: Formatação, Estruturação e Estética também contam pontos. Há diversos sites com Templates modernos que irão lhe ajudar. Confira abaixo alguns modelos gratuitos especialmente para você!
Gostou? Certamente agora você tem uma visão mais ampla do papel de um profissional de RH.
Durante o mês de Junho, a To Bee irá lhe oferecer uma série de 25 episódios, onde vamos lhe mostrar as 25 principais funções de RH em uma empresa. Acompanhe, de Segunda a Sábado, durante todo este mês, nossas postagens (Instagram, Facebook e LinkeIn), matérias (Blog) e vídeos (Youtube) sobre o tema. Sempre com explicações e termos em Inglês e Espanhol para melhorar seu vocabulário!
Além disso, aos domingos, em nosso canal no Youtube, teremos 4 minicursos sobre Empregabilidade no Instagram. Serão eles: “Currículo de Sucesso”, “O que fazer ANTES de uma entrevista?”, “O que fazer DURANTE uma entrevista?”, e, por fim, “O que fazer DEPOIS de uma entrevista?”.
Coloque em sua agenda: Todos os dias do mês de Junho, sempre às 19h. Nos vemos lá!
Danilo Moreira
Diretor Executivo