Você está visualizando atualmente #PreparandoParaEntrevista – Top 10 dicas para se destacar – Guia da Mantiqueira

#PreparandoParaEntrevista – Top 10 dicas para se destacar – Guia da Mantiqueira

Olá querido leitor!!!

Neste mês a Revista Guia da Mantiqueira, juntamente com Danilo Santana, traz a segunda pergunta feita nas entrevistas de emprego, fique ligado nessa série.

Boa leitura!!!

Esta pergunta é a segunda mais comum em entrevistas de emprego

Que ser aprovado em uma entrevista? Então você está no lugar certo! A To Bee Idiomas em parceria com a revista Guia da Mantiqueira irá lhe apresentar nas próximas edições as perguntas mais comuns em processos seletivos e possíveis formas de respondê-las corretamente.

Em nossa última edição eu lhe apresentei formas possíveis de responder ao questionamento “Fale sobre você”. Agora daremos sequência com a segunda pergunta mais comum nesta etapa.

A segunda e mais comumente utilizada pergunta nos processos seletivos é:

  1. Quais são seus pontos fortes?

Esta pergunta, também muito frequente em processos seletivos, busca avaliar seu conhecimento sobre si mesmo e o quão positivista você é sobre suas habilidades, conhecimentos e atitudes, sem ser arrogante, claro.

Caso você tenha total desconhecimento ou nunca tenha se perguntado “Em que eu sou realmente bom?” recomendo que você peça para que pessoas com quem você já trabalhou, chefes, liderados, ou mesmo pessoas com quem convive, citem 3 qualidades que eles veem em você. Assim você poderá ter uma visão mais realista de como as pessoas te avaliam.

Para a elaboração de suas respostas, você deverá, ainda, ser coerente e apresentar situações reais e práticas, em como suas qualidades foram ou são evidentes. Não basta apenas citá-las, deve-se demonstrar com exemplos reais.

Aqui vai uma dica preciosa: Lembre-se sempre de focar sua resposta com o que é pedido pela posição. Normalmente, a descrição da vaga contém estas valiosas informações. Se a empresa quer alguém com domínio em Excel, por exemplo, e você é bom com este software, cite esta habilidade com projetos que desenvolveu com esta ferramenta.

Resposta como “Sou uma pessoa maravilhosa, todos me amam e sou otimista” não dizem muito sobre você como profissional, que é o foco nesta situação. Como alternativa, caso as habilidades de trabalhar em equipe e concentração tivessem sido mencionadas na descrição da vaga, soaria melhor: “Tenho bom relacionamento interpessoal, o que fica evidente nos feedbacks recebidos em minha carreira; ainda, trabalho bem em equipe, e cito os projetos que conduzi e o prêmio que recebi por líder modelo em meu último emprego, através de votação dos funcionários; por fim, tenho tendência a prestar atenção aos detalhes, o que me trás uma grande vantagem quando lido com números e critérios.

Como dica final, seja verdadeiro, mas nunca orgulhoso e arrogante. Estas características, na maioria dos casos, não são bem vistas para a manutenção de um bom clima organizacional. Não perca nossas próximas edições, onde vamos dar continuidade as 15 perguntas mais comuns em entrevistas, abordando a número 3: Fale seus pontos fracos. Não perca!

To Bee Idiomas

Escola de Inglês e Espanhol

Deixe um comentário