Olá querido leitor!!!
Você sabe como responder a esta pergunta em entrevistas?
Você está preparado para conhecer mais as melhores técnicas para ser aprovado em uma entrevista? Então, lhe dou as boas vindas! A To Bee Idiomas, em parceria com a revista Guia da Mantiqueira, está desvendando o mundo das entrevistas de emprego. A cada edição lhe apresentamos as 15 perguntas mais comuns em processos seletivos, a razão pela qual os recrutadores utilizam tais perguntas, e a melhor forma de respondê-las.
Na edição anterior nós discutimos a melhor estratégia para que você crie sua resposta para “Quais são seus pontos fortes”. Uma questão similar é o nosso tema de hoje.
A terceira pergunta mais comumente utilizada nos processos seletivos é:
- Quais são seus pontos fracos?
O quão bem você se conhece? Sabe exatamente no que é realmente bom e no que precisa melhorar? Os recrutadores buscam entender o quão bem o candidato busca o aprimoramento e quais estratégias são utilizadas para sanar as lacunas em seu conhecimento, habilidades e atitudes.
Na linha do conhecimento de si mesmo, estão nossas limitações. Todos nós temos fraquezas, e os gestores e recrutadores sabem disso muito bem. O que diferencia as respostas neste caso é o que você tem feito para melhorar ou sanar suas fraquezas. O objetivo não é que você seja negativo ou depreciativo sobre si mesmo, mas sim que você conhece seus limites e trabalha para vencê-los. Obviamente, nem todas as nossas fraquezas serão vencidas, mas é importante que você as conheça bem para se proteger e criar alternativas para situações em que elas serão evidentes.
Já recebi respostas como “eu sou uma pessoa impaciente”, ou mesmo “não tolero atrasos”. Talvez realmente estas sejam suas fraquezas, mas este não é o jeito correto de se responder. Uma alternativa seria “sou alguém que tem como foco a agilidade, por isso, algumas vezes, me incomodo com burocracias desnecessárias ou processos muito lentos, e me empenho sempre em melhorá-los.” Você mostra que tem uma fraqueza e a conhece muito bem, mas a demonstra de uma forma madura, citando formas que você encontrou para driblá-la.
Outro erro muito comum aqui é mencionar em seu CV algo que você não possui realmente, como fluência em um idioma. Via de regra, você será taxado como mentiroso e não confiável, o que irá lhe eliminar automaticamente.
Como dica matadora, escolha uma habilidade técnica que não seja tão importante para a posição, de acordo com a descrição da vaga, e outra comportamental que seja de menor relevância.
Não deixe de conferir em nossas próximas edições as 15 perguntas mais comuns em entrevistas, em especial a próxima em que será abordado: Onde você se vê daqui 5 ou 10 anos? Nos encontramos lá!