Você está visualizando atualmente Mês de Junho – Especial sobre RH

Mês de Junho – Especial sobre RH

No Dia 03 de Junho é celebrado o dia do Profissional de Recursos Humanos.

Mas, você sabe quais são as funções e atividades de RH? Quando você pensa em RH, você pensa em somente Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Folha de Pagamento e Benefícios, e, o mais temido, Demissão? :0

Leia a matéria abaixo e descubra o quão vital é este setor para qualquer empresa. Boa leitura!

O QUE SÃO RECURSOS HUMANOS?

Um recurso é algo necessário para a execução de uma atividade, tais quais recursos financeiros, materiais, logísticos, de comunicação, naturais, tecnológicos, entre vários outros. Assim, Recursos Humanos são pessoas ligadas a empresa em diferentes níveis de vínculo (Tais quais estagiários, aprendizes, funcionários, terceirizados, diretores, acionistas, etc) que desempenham diferentes papéis para o alcance dos objetivos da companhia. Elas formam um sistema projetado para gerenciar todos os outros recursos e necessidades da empresa de forma a atingir as metas.

Suponha que você irá iniciar uma nova empresa. Provavelmente você não terá um departamento de Recursos Humanos. Entretanto, certamente terá algumas de suas funções principais: Recrutamento e Seleção, Gestão de talentos, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de pagamentos e benefícios, e Gestão de mudanças. Estas áreas formam a base a gestão dos recursos humanos em uma instituição.

O QUE É GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS?

O sucesso ou fracasso de empresas, instituições do setor público e serviços, organizações sem fins lucrativos, times no esporte, e muito outros, depende em grande parte da pessoa designada como gestor.

As atividades de um gestor podem ser divididas em 5 principais funções, de acordo com Peter Drucker: Planejamento (Definição de objetivos), organização, integração (Motivação e comunicação), mensuração de performance e desenvolvimento de pessoas.

Gestores e líderes de níveis hierárquicos mais elevados ainda precisam estar atentos ao futuro, e adaptar ou mudar totalmente os objetivos da organização quando necessário, e introduzir inovações que permitirão a continuidade dos negócios. Este papel ainda é agregado dos relacionamentos com clientes, fornecedores, distribuidores, bancos, investidores, comunidade, autoridades públicas, e muitos outros, minimizando o impacto de crisis que possam existir.

Neste cenário, um líder de Recursos Humanos é vital. Ele é responsável pela garantia da conformidade com a legislação vigente, e ainda por manter os colaboradores engajados e motivados para realizar um bom trabalho. A habilidade de equilibrar ambos é o que requer prática e conhecimento.

Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981).

QUAL É O PAPEL DO PROFISSIONAL DE RH?

Os papéis tradicionais dos profissionais de Recursos Humanos são vinculados a garantia da conformidade com a legislação, recrutamento, seleção, relacionamento com os empregados, administração de pessoal, benefícios, treinamento, avaliação de desempenho, entre outros.

Entretanto, este papel foi naturalmente ampliado para um nível mais estratégico.

O profissional de RH atua como parceiro no papel de disseminar a cultura, missão e valores da empresa. O objetivo é alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização. Eles precisam pensar e agir como pessoas que entendem do negócio e ramo de atuação da empresa. Precisam dominar conceitos de custos, contabilidade, finanças, atendimento ao cliente, e muitos outros.

Um segundo papel é o de gerar estratégias eficientes de gestão de talentos, criar oportunidades reais de desenvolvimento para os colaboradores, implementar programas de assistência ao funcionário, garantir a conformidade, entre outros.

E, por fim, eles lideram times de mudanças e motivam os demais a se engajarem em tais processos.

Gostou? Certamente agora você tem uma visão mais ampla do papel de um profissional de RH.

Durante o mês de Junho, a To Bee irá lhe oferecer uma série de 25 episódios, onde vamos lhe mostrar as 25 principais funções de RH em uma empresa. Acompanhe, de Segunda a Sábado, durante todo este mês, nossas postagens (Instagram, Facebook e LinkeIn), matérias (Blog) e vídeos (Youtube) sobre o tema. Sempre com explicações e termos em Inglês e Espanhol para melhorar seu vocabulário!

Além disso, aos domingos, em nosso canal no Youtube, teremos 4 minicursos sobre Empregabilidade. Serão eles: “Currículo de Sucesso”, “O que fazer ANTES de uma entrevista?”, “O que fazer DURANTE uma entrevista?”, e, por fim, “O que fazer DEPOIS de uma entrevista?”. 

Coloque em sua agenda: Todos os dias do mês de Junho, sempre às 19h. Nos vemos lá!

 

Danilo Moreira

Diretor Executivo

 

To Bee Idiomas

Escola de Inglês e Espanhol

Deixe um comentário